Criadores preservam ovelhas Nambi ameaçadas de extinção

Ovino da Raça Nambi. Fonte: Diário do Nordeste

Dois criadores de ovinos da raça Nambi estão conservando um núcleo que está localizado na microrregião do Cariri. Existe apenas um pequeno grupamento da raça espalhados em rebanhos pelo Nordeste e ainda sem a devida valorização, pois os criadores desconhecem o patrimônio genético presente nos animais.

O que os criadores caririenses pretendem é aumentar o núcleo de animais existente para evitar a consanguinidade e formar novos rebanhos a serem repassados a outros criadores interessados em preservar a raça, que é tipicamente nordestina.

Os ovinos dessa classe são deslanados, extremamente rústicos e prolíferos e apresentam como característica principal a ausência de orelhas ou tamanho reduzido delas. Eles são capazes de encontrar alimentação adequada em períodos de longas secas, o que não acontece com outras raças. O potencial dos Nambi é para a produção de pele e carne. Porém, se cruzada com animais exóticos, gera mestiços mais produtivos. A ocorrência da Nambi no Brasil é restrita a região Nordeste, além do Ceará, há exemplares nos Estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí.

A iniciativa dos dois criadores em conservar a raça Nambi poderá contribuir para tirar os animais do risco de extinção. Com o aumento do núcleo, eles pretendem atrair outros criadores e enviar exemplares a instituições de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), para que sejam coletados dados sobre o material genético que possam servir a futuros estudos sobre este tipo de ovino. Leia mais.

Com informações de Diário do Nordeste.

Anúncios

Sobre Adriane Bainy

Pesquisadora do Observatório de Prospecção e Difusão de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP
Esse post foi publicado em Genética e Melhoramento Animal e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s