Agroindústria brasileira registra queda de 2,3% em 2011

Em 2011, a agroindústria brasileira recuou 2,3%, resultado inferior ao assinalado em 2010 (4,7%) e também menor do que o registrado pela indústria geral (0,3%). Os setores vinculados à agricultura (-1,6%), de maior peso na agroindústria, apresentaram desempenho abaixo dos setores associados à pecuária (-0,6%).

 

 

 

 

 

 

 

Em relação ao setor externo, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as exportações do agronegócio em 2011 atingiram recorde, aumento de 24,0% em relação ao ano de 2010. Conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX/MDIC), houve aumento no volume exportado de pedaços e miudezas de aves (4,9%) e carne de aves não cortadas em pedaços (0,9%). Por outro lado, assinalaram queda as de carnes de bovinos congeladas (-16,1%), carnes de suínos congeladas (-4,3%) e couros e peles de bovinos (-0,4%).

O setor de produtos industriais utilizados pela pecuária cresceu 3,1% em 2011, impulsionado em grande parte pelo crescimento de 1,9% na produção de rações e suplementos vitamínicos e pelo aumento de 9,6% na fabricação de produtos veterinários.

Com informações de IBGE.

Sobre Adriane Bainy

Pesquisadora do Observatório de Prospecção e Difusão de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP
Esse post foi publicado em Economia e Desenvolvimento e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário