Empresas deveriam investir mais em inovação

Por: Mariana Perez Vilela – Atualiza Comunicação

Ideias simples podem alterar significativamente os rumos de uma organização, porém o número de empresas que investem em programas de inovação ainda é baixo. Nesse cenário, a Sanex, empresa de aditivos de nutrição animal de Curitiba sai na frente e cria programa de intraempreendedorismo.

Equipe da Sanex no dia de apresentação do Programa Criative – Faça Acontecer.

 

Inovar é uma regra obrigatória para as empresas que querem atender com qualidade as necessidades do mercado. Porém, poucas organizações possuem essa visão e acabam atrasando o próprio desenvolvimento. Atenta a isso, a Sanex Comércio e Indústria Veterinária, empresa curitibana de aditivos para nutrição animal, deu início este mês a um novo programa de intraempreendedorismo. Com a consultoria do Senai Centro Internacional de Inovação (C2i) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP), o Programa Criative – Faça Acontecer, elaborado pela própria empresa, teve início e marcou um passo importante na sua história.

De acordo com os representantes do Senai/C2i, Rafael Trevisan e Fabrício Lopes, desenvolver ações que influenciam a cultura de inovação em qualquer empresa é um grande desafio e isso se deve a dificuldade que as organizações encontram para quebrar alguns paradigmas culturais. “Na Sanex, sentimos logo no primeiro encontro que não encontraríamos essa barreira, principalmente devido ao engajamento da liderança para o tema inovação no desenvolvimento desse processo. Além disso, devido à cultura empreendedora da empresa, os colaboradores já estavam acostumados a dar muitas ideias e o programa atua justamente para facilitar ainda mais esse processo”, destacam.

Em organizações com o mesmo porte da Sanex, explica Rafael, normalmente esse processo é um pouco mais facilitado devido ao maior acesso dos colaboradores às lideranças na exposição de suas ideias. “Entretanto, vemos poucas organizações que entendem a necessidade de criar processos claros e que facilitem a inovação. Isso demonstra a maturidade da Sanex e o entendimento da importância da inovação para a competitividade da empresa”, analisa.

O sócio-diretor da Sanex, Marcelo Huber, observa também a importância do colaborador diferenciar o que é um projeto de inovação e uma melhoria contínua de rotina. “O Programa Criative fará com que os colaboradores se sintam motivados a expor suas ideias, assim poderemos orientá-los de forma mais adequada e premiá-los por seus projetos, isto é, a empresa e os colaboradores são beneficiados”, afirma.

Transformar ideias em inovação

O Programa Criative é uma importante ferramenta para transformar as ideias dos colaboradores em resultados sustentáveis visando gerar valor para a organização. “O programa vai ao encontro da cultura da empresa de aprender em grupo, compartilhar conhecimentos, dialogar e inovar. É algo simples, porém que agrega muito valor ao significado do trabalho, ao ambiente corporativo e principalmente aos clientes da Sanex”, destaca Huber.

Como todo programa dessa estrutura, completa Fabrício, os resultados são impactantes, pois além de permitir o desenvolvimento de competências internas, estimula a geração de ideias que podem tornar uma inovação. “Além disso, para os colaboradores da empresa é uma grande oportunidade para desenvolver projetos que tragam reconhecimento pessoal, recebendo uma recompensa por implementá-los”, frisa Fabrício e completa: “Nós do Senai/C2i temos certeza que o programa será um sucesso, pois ele foi estruturado respeitando a cultura da Sanex e visando o beneficio dos colaboradores”.

Conheça a Sanex

A Sanex Comércio e Indústria Veterinária Ltda, sediada em Curitiba (PR), opera por meio de duas unidades de negócios sinérgicas: Sanex Saúde Animal e Sanex Saúde Ambiental. Ambas as unidades são responsáveis em suas respectivas áreas pela pesquisa, desenvolvimento, produção, comercialização e assistência técnica das linhas de produtos. As atividades da empresa começaram em 2003 e hoje a equipe é composta por profissionais que atuam há mais de 20 anos no mercado veterinário e possuem ótima formação e competências.

A Sanex foi mais uma vez classificada no ranking das pequenas e médias empresas que mais cresceram no Brasil nos últimos três anos, segundo pesquisa da Revista Exame PME e consultoria Deloitte (2011). Nesta edição a Sanex ficou no 73º lugar entre 250 empresas. Em 2010 a Sanex foi classificada no 75º lugar entre as 200 empresas que mais cresceram no Brasil. A premiação consagra o sucesso da gestão estratégica da Sanex, baseada em pessoas, inovação e qualidade.

Há outras conquistas que também orgulham a equipe Sanex: Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão (PPrQG) na categoria Nível I – Compromisso com a Excelência (novembro de 2011), o prêmio Internacional de Marketing e Negócios na categoria Saúde Animal que foi entregue em julho de 2010 e o Prêmio Top of Quality 2009, na área de produção animal, outorgado pela Ordem dos Parlamentares do Brasil, onde mais de 4 mil empresas em todo o Brasil foram analisadas.

 Informações da Assessoria de Imprensa Sanex.

Anúncios

Sobre Adriane Bainy

Pesquisadora do Observatório de Prospecção e Difusão de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP
Esse post foi publicado em Pesquisa & Desenvolvimento & Inovação e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s