Mapa promove treinamento de capacitação para uso da Plataforma de Gestão Agropecuária

Foto: Cláudio Rossi/EXAME.com

Técnicos de agências estaduais de defesa agropecuária e das Superintendências Federais de Agricultura (SFA) participam até hoje, 26 de julho, de um treinamento de capacitação para uso da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA).

O curso, que iniciou no dia 24 de julho, ocorre na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.

O programa do treinamento é dividido em dois módulos. No primeiro, os participantes aprendem como será realizado o cadastro de fazendas, frigoríficos, rebanhos, estabelecimentos de produtos de origem animal, feiras e exposições, entre outros, na base de dados única. Na outra parte do curso, os técnicos recebem instruções sobre como proceder para emitir Guias de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA) na plataforma.

PGA
A ferramenta constitui-se num banco de dados único que reunirá informações sobre a produção e o trânsito de bovinos no Brasil, além de interligar informações dos órgãos de defesa agropecuária de todos os estados com o sistema do Mapa. Lançada em abril deste ano, a PGA é fruto de uma parceria do Mapa com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Inicialmente, a plataforma está sendo alimentada com dados da pecuária bovina brasileira. Num segundo momento serão incorporados ao sistema informações sobre o Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) e o Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (SIGSIF). O banco de dados nacional garantirá maior credibilidade e transparência no processo, fazendo com que o Brasil ofereça mais segurança para os consumidores internos e conquiste novos mercados para produtos e subprodutos de origem animal.

Informações de Ministério da Agricultura.

Anúncios

Sobre Adriane Bainy

Pesquisadora do Observatório de Prospecção e Difusão de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP
Esse post foi publicado em Biossegurança e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s